top of page
faixa frase.png

Blog Help

Utilize a inteligência de mercado e a análise de dados a favor das decisões de sua empresa

Foto do escritor: Help CustomerHelp Customer

Como ocorre a tomada de decisões em sua empresa?

Neste momento, precisamos entender que alguns empresários costumam ter problemas por tomarem decisões sem uma análise de mercado que englobe: público, concorrência, fornecedores, produtos e tendências, por exemplo.



A falta de planejamento baseado em dados - ou data driven - afeta as estratégias negativamente, fazendo com que as empresas:


● Não agradem o público e façam poucos fechamentos;

● Gastem muitos recursos em canais de vendas com baixo retorno;

● Gerem leads sem qualificação;

● Criem soluções pouco competitivas;

● Tenham prejuízos com estratégias erradas de prospecção.


Quando falamos no cenário B2B é muito importante o conhecimento do mercado em que a empresa está inserida, garantindo a criação de estratégias funcionais que aumentem a competitividade do negócio.


O que é Inteligência de Mercado e quais são os seus benefícios?

Para aumentar a assertividade é ideal reunir informações relevantes e fazer análises para orientar as decisões, que podem ser relacionadas a produtos/soluções, marketing, vendas e atendimento.


Este processo se chama Inteligência de Mercado ou Inteligência Competitiva. Por meio dela, as decisões dos gestores são mais assertivas e rendem vantagens competitivas.


Decisões sem embasamento por dados trazem diversos obstáculos para as empresas, dificultando o seu crescimento e temos certeza que você não deseja ver prejuízos no final do mês.


Utilize o Business Intelligence a favor das decisões da sua empresa

Ao utilizar os conceitos do Business Intelligence, ou Inteligência de Mercado, a sua empresa consegue melhorar os processos e garantir mais lucros.


Mas para que isso seja possível, é necessário entender:


● A realidade da empresa no momento da análise;

● Os concorrentes;

● Relevância do produto/serviço para os clientes;

● Percepção de marca pelos consumidores;

● Segmento de mercado, avaliando problemas, atualizações e tendências;

● Histórico de crescimento da sua empresa.


E como reunir tais informações?

Existem algumas formas de reunir dados e informações para começar a se organizar.


Uma delas é o uso do benchmarking para avaliar as melhores práticas dos concorrentes. Assim, a sua empresa consegue visualizar o que os outros fazem, trazendo resultados positivos.


Uma outra forma de organizar as informações é por meio de análise SWOT ou FOFA, em que se avaliam: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.


Além disso, é possível utilizar informações de Analytics, como o do Google, por exemplo, para entender a quantidade de acessos a páginas, o perfil de visitantes, as taxas de conversão etc.


Como utilizar a Inteligência de Mercado para o crescimento da minha empresa?

Existem algumas etapas importantes que você precisa definir para iniciar ações de Inteligência de Mercado e veremos a seguir:


1. Defina quais são os objetivos e quais serão as métricas de análise


Quais são os objetivos da sua empresa hoje: Dobrar o ROI até o próximo ano? Aumentar em 50% a quantidade de leads qualificados no prazo de duas semanas? Reduzir em 30% os custos em visitas externas até o próximo mês?


A fim de traçar pequenos objetivos, você pode utilizar a Meta SMART, considerando 5 critérios:


1. Específico — ou seja: é um objetivo claro;

2. Mensurável — é possível contabilizar o que será alcançado;

3. Atingível — é aquele que pode ser alcançado de acordo com o desempenho e os recursos da empresa;

4. Relevante — falamos sobre um objetivo que faça sentido e tenha importância para o negócio;

5. Temporal — existe um prazo para a realização de ações.


A partir da definição de objetivos, é importante acompanhar os seus impactos com a análise de métricas.


Você pode definir alguns indicadores (KPIs) que serão utilizados para avaliar os resultados de suas ações.

2. Faça transformações na cultura da empresa e qualifique os profissionais


É muito importante que a empresa esteja alinhada com a análise de dados para guiar as suas ações.


O ideal é que existam profissionais capacitados, que utilizem as ferramentas certas para guiar as suas decisões.


Por meio de alinhamento é mais fácil avaliar o que traz resultados positivos e o que pode trazer prejuízos, avaliando inclusive os rumos da empresa por meio de análises preditivas.

3. Entenda o seu público e crie as melhores soluções


É muito importante traçar o Perfil de Cliente Ideal (ICP), ou seja, aquele consumidor que tem interesse no produto/solução e irá trazer boas oportunidades de negócios.


Quando falamos em vendas B2B, por exemplo, entender o perfil do cliente irá reduzir gastos de tempo e recursos com a sua conversão.


Vale ressaltar que o trabalho com leads qualificados é o que buscamos, não é mesmo?


4. Utilize a tecnologia a favor da sua empresa


Para obter sucesso com a Inteligência de Negócios é importante ter infraestrutura e a tecnologia ajuda muito no processo.


Existem algumas ferramentas hoje para coleta, tratamento e visualização de dados, como o PowerBI ou o Tableau.


Além delas, temos também ferramentas de gestão de CRM, que são excelentes para acompanhar a jornada do cliente no funil de vendas.


Ao avaliar as suas ações, é possível identificar em quais etapas existem melhores chances de conversão e isto é ótimo, pois facilita a tomada de decisões corretas e assertivas.


Considerações Finais

Como vimos, é muito importante trabalhar com a Inteligência de Mercado para guiar as ações.


Hoje existem inúmeros benefícios que a sua empresa pode garantir caso tenha as estratégias certas, guiadas por meio da análise correta de dados:


● Otimização de operações;

● Identificação de tendências de mercado;

● Mais facilidade para calcular o ROI;

● Redução nos Custos para Aquisição do Cliente (CAC).

Existem outros benefícios, mas listamos alguns que trazem muito impacto para as empresas, melhorando a sua competitividade frente à concorrência.


Que tal aplicar hoje os conceitos de Inteligência de mercado e análise de dados?


Se quiser mais dicas para aumentar os lucros de sua empresa nos acompanhe. Temos várias informações relevantes em nosso blog!


Referências Bibliográficas







Comments


my partner help.png

A Help Customer é uma empresa dedicada e especializada na prospecção e qualificação de leads através da atividade de pré-vendas.

  • Facebook Help Customer
  • Instagram Help Customer
  • LinkedIn Help Customer
  • Youtube Help Customer

© 2020 Help Customer. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Agfenix. Veja nossa Política de Privacidade.

bottom of page