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Inteligência comercial e inteligência de vendas: aumente os lucros agora

Foto do escritor: fenix | Marketing Digital Agencia Social Mídiafenix | Marketing Digital Agencia Social Mídia


Devido a um cenário mais competitivo em que existem diversas empresas fornecendo produtos e serviços similares, fica cada vez mais difícil realizar fechamentos sem qualquer conhecimento sobre vendas ou sobre o mercado.


Apenas para que você tenha ideia, a Gartner considera que até 2023, cerca de 50% das empresas deverão contar com um setor de dados para obter sucesso.


Por tal motivo e para garantir mais contratos, a sua empresa deve traçar novas estratégias que a tornem mais competitiva, considerando um cenário em que a informação correta, caso bem utilizada, irá ampliar ainda mais os lucros.


Com esse intuito, alinhar inteligência comercial e inteligência de vendas irá potencializar todo o processo, desde a entrada de leads até o fechamento de vendas.


Quer saber mais sobre o tema para aumentar o desempenho de sua empresa? Nos acompanhe a seguir!


Inteligência Comercial e Inteligência de vendas: estratégias de sucesso


Em vez de trabalhar por tentativa e erro, é possível utilizar hoje dados e informações de consumidores B2B para encurtar o processo de negociação nas vendas complexas.


Mas para que isso seja possível deve haver preparo dos times de marketing e vendas para que utilizem as informações da forma mais assertiva possível.


Por meio de estratégias data driven, ou orientadas por dados, em que existe a análise de dados tanto do cenário interno quanto externo da empresa, somando-se tecnologias e conhecimentos em sales intelligence, existem ganhos que tornam a empresa ainda mais competitiva no mercado.


Quais as vantagens de se utilizar inteligência comercial e de vendas?


Ao utilizar as estratégias corretas com o uso de tecnologia, a sua empresa irá gerar:


● Mais leads qualificados;

● Negociações mais rápidas;

● Menos gastos de tempo e recursos em conversão;

● Negociações mais assertivas;

● Captação de clientes ideais para vendas.


Mas para que isso seja possível, é importante entender um pouco mais sobre inteligência comercial e inteligência de vendas.


O que é a Inteligência Comercial?


Podemos considerar Inteligência Comercial como Inteligência Competitiva ou ainda como Inteligência de Mercado.


Se você quiser aprofundar um pouco mais no tema, temos o artigo Utilize a inteligência de mercado e a análise de dados a favor das decisões de sua empresa.


Aqui, falamos sobre todas as estratégias que utilizam dados e informações para melhorar a competitividade nos cenários interno e externo.


Compreender como a empresa está internamente, entendendo os seus processos, produtos/serviços, a reputação da marca e mesmo a saúde financeira é essencial para a criação de boas estratégias.


Por outro lado, avaliar: concorrência, dados macroeconômicos, perfil do público e tendências, irá trazer informações relevantes sobre quais rumos tomar para manter o crescimento.


A inteligência comercial trará informações relevantes para que possamos aplicar, então, a inteligência de vendas, que é o tema do próximo tópico.


O que é a Inteligência de Vendas?


A inteligência de vendas, também conhecida por sales intelligence, utiliza de soluções tecnológicas, como softwares para avaliar o desempenho das ações de vendas, criando soluções mais assertivas para o time comercial.

Por meio de análises de indicadores é possível avaliar qual é o Perfil de Cliente Ideal (ICP), que é aquele lead que mais se aproxima das soluções que a empresa pretende entregar.


Ter o perfil bem mapeado irá reduzir a jornada do cliente no pipeline, o que gera menos gastos de tempo e recursos com negociação.


Hoje, para gerar leads existem algumas estratégias, como o preenchimento de formulários, o cadastro em campanhas de marketing ou mesmo a partir de estratégias de inbound marketing, em que o lead deixa algumas informações de contato para receber uma recompensa: um e-book ou curso, por exemplo.


Ao gerar leads mais qualificados, a inteligência de vendas contará com um sistema de CRM em que serão listados todos os clientes em potencial.


É necessário, portanto, que a equipe de pré-vendas esteja bem treinada para que possa realizar a abordagem correta, qualificando ainda mais esse lead de acordo com as estratégias comerciais da empresa.


Com um rapport correto, utilizando de algumas técnicas, como o SPIN selling, é possível gerar leads que estejam mais alinhados com as propostas comerciais da sua empresa, o que irá aumentar as chances de fechamento.


Como aplicar a inteligência comercial e a inteligência de vendas na minha empresa?


O primeiro passo é realizar a análise de cenário interno da empresa, avaliando os seus pontos fortes e fracos. A avaliação de produtos e serviços é muito importante, afinal irá guiar decisões que afetam diretamente o consumidor.


Ao compreender os potenciais da empresa, é importante avaliar a concorrência, a fim de observar as suas melhores práticas. Uma das formas de se realizar essa avaliação é por meio de benchmarking.


Depois disso, é ideal entender o público da empresa, compreendendo quais os clientes ideais. Isso irá reduzir o Custo de Aquisição do Cliente, o tempo de negociação e irá aumentar as chances de conversão.


Com essas informações, é importante que a sua empresa tenha um bom CRM, com mapeamento dos clientes para avaliar em qual etapa do pipeline estão e qual tipo de abordagem será realizada em cada momento.


Ao ter todas essas informações, a sua empresa deve realizar um planejamento para definir quais objetivos pretende alcançar e quais serão os indicadores-chave de desempenho (KPIs) analisados.


A partir do acompanhamento de performance será possível traçar novas estratégias para melhorar as vendas.


Considerações Finais


Como vimos, existe a possibilidade de melhorar o processo de vendas com o uso de estratégias somadas a recursos tecnológicos.


Com o uso de inteligência comercial e inteligência de vendas, a sua empresa consegue leads mais qualificados e garante um posicionamento melhor no mercado.


Caso queira mais dicas ou pretenda reforçar ainda mais as vendas, não deixe de entrar em contato. Estamos prontos para te auxiliar agora mesmo!


Referências Bibliográficas







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A Help Customer é uma empresa dedicada e especializada na prospecção e qualificação de leads através da atividade de pré-vendas.

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