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Conheça as 5 principais tendências de marketing de software B2B

Foto do escritor: Help CustomerHelp Customer

Você sabe quais são as 5 principais tendências de marketing de software B2B para 2022?


É essencial entender o comportamento do mercado e se adaptar o quanto antes, afinal existem novas demandas que surgem por conta da mudança no comportamento do público, sobretudo em cenário pós-pandemia.



Vale ressaltar que devido ao isolamento houve grande busca por soluções que utilizem tecnologia para digitalizar processos.


➔ Hoje as buscas online são mais expressivas do que as realizadas offline

Apenas para que você veja como está o mercado online hoje, trazemos dados da Gartner Digital Markets, considerando que os compradores B2B utilizam cerca de 27% de seu tempo em buscas online, o que é bastante expressivo quando percebemos que a taxa de pesquisas offline é cerca de 18%.


Precisamos lembrar que hoje, mais do que nunca, existe grande preocupação com o comportamento do consumidor para assegurar a sua satisfação, manter as vendas e aumentar a competitividade na internet.


Por conta de tal cenário surgem algumas perguntas: como se adaptar corretamente? Como reduzir custos? Como acompanhar as tendências?

É o que veremos agora!


Existem 5 tendências de marketing de software B2B que você deve acompanhar


Devido à COVID-19, cerca de 46% dos compradores de software B2B aumentaram a sua aquisição de novas tecnologias para que pudessem implementar em seus negócios.


Mas para aproveitar as tendências de crescimento, a sua empresa deve criar novas estratégias de marketing a fim de definir como chegar ao cliente que tem interesse em seu produto quando ele não te conhece.


Aqui surgem algumas estratégias de marketing essenciais para a divulgação de suas soluções, com o uso de e-mail marketing, marketing de conteúdo e melhoria na rotina de social media, por exemplo.


Veremos agora quais são as 5 tendências para o ano e como aproveitar da melhor forma possível em sua empresa!


1. Adapte o seu orçamento de mídia e tenha mais retornos


Como vimos, o nosso cenário atual requer novas soluções para investimentos em divulgação. O orçamento de marketing das empresas caiu de 11% para 6,4% por conta da pandemia, mas isso trouxe a necessidade de otimizar o recurso da melhor forma possível para garantir ações eficazes.


Manter as vendas em alta é desafiador, mas é possível e a solução foi migrar o investimento. Hoje, por exemplo, cerca de 72,2% dos recursos investidos em ações de marketing estão alocados em ações digitais.


Com investimentos em website, e-mail, aplicativos, ads e outras mídias online existe uma grande oportunidade de garantir vendas.


Mas é importante ter foco para não gastar recursos à toa.


● Invista em ações que fortaleçam a pesquisa pela sua empresa online. SEO para sites e melhoria de mecanismos de busca são ótimos para aumentar o alcance de sua empresa;

● Crie ações que aumentem o engajamento com a sua marca: Vídeos, landing pages e interação com o público, por meio de social media, são interessantes para gerar mais aproximação e alcance;

● Gere leads em suas campanhas online e gerencie para que possam ser potenciais clientes no futuro (é importante contar com um bom CRM para acompanhar a jornada de compra).



2. Atente-se à experiência do usuário


Hoje é muito importante dar atenção à Customer Experience, ou experiência do usuário. Ao entender padrões e tendências do público é mais fácil construir uma marca forte, com alta satisfação.


Logo, compreender a jornada do cliente, entendendo por quais etapas passa e como melhorar essa experiência pode ser um fator muito proveitoso para a sua empresa.


Tais iniciativas irão garantir mais chances de realizar fechamentos de vendas, mais fidelização de clientes e menos Custos de Aquisição do Cliente (CAC).


3. Escolha os canais certos para alcançar o seu público


Você sabe onde está o seu público? Quais redes utiliza? O que gosta de consumir?


Quando falamos em cliente B2B é essencial definir o Perfil do Cliente Ideal (ICP). Mapear o perfil do seu comprador facilita a criação das estratégias corretas, reduz gastos com ações de marketing e facilita na identificação de potenciais clientes.


Além disso, facilita na identificação de dores e possíveis soluções que você pode apresentar em suas campanhas de marketing.


Quando falamos em vendas B2B existe um outro ponto essencial a se analisar aqui: em quais redes o seu público se encontra.


Empreendedores hoje costumam buscar soluções no LinkedIn, por ser uma rede focada no público empresarial. Que tal fortalecer a sua marca nesta rede?


O YouTube também traz muitas oportunidades também, com a criação de vídeos mais longos que podem ser educativos, institucionais ou mesmo de cases sobre a sua empresa.


4. Trabalhe com marketing de conteúdo


Existe uma tendência cada vez maior quando falamos em conteúdo: aumenta a sua autoridade, educa o público, melhora a visibilidade da sua marca e pode gerar engajamento.


Ter os conteúdos certos e nutrir o seu público irá fortalecer o branding awareness da sua marca (consciência que o público tem sobre você e o seu produto/serviço).


Mas neste ponto é necessário tomar muito cuidado com o tom de voz da marca, além de manter a frequência das publicações para manter a audiência.


5. Acompanhe as métricas de sua empresa e analise os dados


Tome cuidado com estratégias que têm “achismos”. Hoje, o marketing trabalha de forma data driven (orientada por dados), o que requer informações que validem o potencial das ações.


Portanto, a sua empresa deve criar indicadores para avaliar se as métricas estão positivas. Isso irá garantir uma melhor análise do que funciona e o que apenas toma tempo e recursos de sua equipe.


Exemplo: a empresa gerou 50 leads pelo LinkedIn e apenas 10 leads pelo Instagram utilizando R$ 100 para cada.


Ao analisar os números percebemos que existe mais retorno no LinkedIn, o que pode trazer insights interessantes sobre as ações que foram feitas, sobre público e mesmo se vale a pena ou não manter o investimento no Instagram.


Considerações Finais


Falamos sobre as novas tendências para marketing de software B2B. Existe uma perfil maior de busca online e a sua marca deve se adaptar a este novo cenário.

Caso queira dicas essenciais para a sua empresa não perca tempo e acompanhe os outros artigos de nosso blog!


Referências






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