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Como o CRM garante resultados melhores no fechamento das vendas?

Foto do escritor: Help CustomerHelp Customer

Atualizado: 8 de ago. de 2022

A sua empresa tem algum software para a gestão de clientes?


Se não tiver, você deve saber que hoje é muito importante realizar essa gestão, o que irá melhorar o desempenho dos times de:

●Marketing — possibilidade de captação inicial e nutrição de leads;

●Vendas — qualificação de prospects com potencial de adquirir a solução da sua empresa e

●Relacionamento — melhoria no atendimento e na fidelização do cliente.






Esse software facilita o pipeline de vendas, otimizando o ciclo de conversão de novos clientes.


Quer saber mais sobre o CRM e melhorar hoje mesmo as suas vendas? Leia o artigo a seguir!


O que é CRM?

É um software que possibilita acompanhar o lead em toda sua jornada, considerando não apenas a conversão, como também a sua fidelização e satisfação com a empresa.


Com o CRM é possível mapear e entender cada cliente em potencial a partir de registros em bancos de dados.


Por meio dessa tecnologia a sua empresa consegue avaliar com mais facilidade o Perfil de Cliente ideal (PCI), que é aquele que contém características que demonstrem fit com o seu negócio.


Esse tipo de informação é muito relevante, pois diminui o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), fortalece a qualificação de leads para o time de pré-vendas e em consequência aumenta a quantia de negociações que resultam em vendas.


Como funciona o software de CRM?

O CRM é um software que contém informações relevantes para a gestão de clientes, sendo elas:


● Nome do lead;

● Contato(s);

● Fase em que está na jornada;

● Frequência de compra;

● Observações sobre o cliente.


Podem existir outros dados, de qualquer forma tais informações possibilitam realizar ajustes na prospecção, melhorar o desempenho da equipe e qualificar os leads que chegam ao time comercial.


Mas é importante considerar que os profissionais de vendas precisam estar alinhados com a estratégia para utilizar o CRM da melhor forma possível.


Portanto, é importante ter o Lifecycle do cliente estruturado para entender quais serão as melhores alternativas para sua conversão.



O papel do CRM para fortalecer as vendas

O CRM tem um papel muito importante para melhorar todo o lifecycle uma vez que registra todos os leads. Isso facilita a organização de ações no pipeline.


Mas para que esteja no CRM de vendas, que será a lista de leads que irão para o time de pré-vendas, é muito importante que esse prospect esteja qualificado e pronto.


Até que isso aconteça, é importante passar por um processo de nurturing, ou nutrição, em que se "aquece o lead", o que irá:


● Diminuir barreiras de entrada;

● Educar o cliente em potencial;

● Fortalecer o branding;

● Criar interesse para fechamento de negócio.


O time de marketing costuma realizar a nutrição com algumas estratégias de conteúdo, com o envio de newsletter, criação de artigos para blog, vídeos explicativos, e-books e mesmo cursos. Todas essas ações visam despertar interesse no lead.


No momento em que o lead estiver preparado, haverá inclusão no CRM do time comercial para prosseguir com a negociação.



Por qual motivo a minha empresa deve ter um software de gestão de vendas?

Pense só na situação hipotética em que uma empresa capta mais de mil leads por mês, mas faz o registro de todas as informações em uma planilha no Excel.


Será necessário alocar um funcionário que ficará constantemente atualizando a planilha. Neste caso, além de ser cansativo administrar mais de mil nomes, pode haver a falta de uma atualização importante ou algum erro no preenchimento.


E existe um outro ponto: e se nos outros meses entrarem mais mil leads, e depois mais mil, e assim por diante? Esse funcionário precisará acompanhar o fluxo, manter as atualizações e terá um trabalho ainda maior para descartar nomes duplicados.


Neste caso e com um software de CRM este problema não existe, pois é possível realizar a automação do processo de registro e exclusão de clientes repetidos.


Além disso, outros processos, como envio de e-mails, follow-ups e mesmo marcação de reuniões podem ser agendados para uma lista enorme de leads sem a necessidade de um processo complexo e demorado para a sua execução.


Quais ganhos a minha empresa tem com o uso de um software de CRM?

Por meio da tecnologia, você irá qualificar melhor os seus leads, facilitando o contato pelo time de vendas.


Ter leads qualificados reduz o ciclo de vida do cliente (lifecycle), que é o período em que toma consciência sobre os seus serviços até a negociação


Consideramos que vendas B2B são demoradas e têm altos custos, o que torna muito relevante ter uma alternativa que possibilite encontrar rapidamente o cliente certo e manter um diálogo assertivo.


A qualificação de leads melhora o desempenho comercial, uma vez que o time de vendas não precisa contactar diversas pessoas que sequer irão prosseguir com a negociação.


Vale considerar que os leads B2B são mais caros, o que requer melhor qualificação para evitar gastos de recursos que não irão gerar retorno.


Considerações Finais

Como vimos, é muito importante ter um CRM em sua empresa.

Por meio da tecnologia é possível reduzir os gastos em conversão, obter maiores taxas de sucesso em vendas e avaliar o desempenho do time de vendas.


Com diversas vantagens, vale muito a pena ter um CRM para melhorar as suas vendas.


Que tal conhecer mais soluções que irão gerar impacto em suas vendas? Acompanhe os nossos conteúdos e fique por dentro do que há de melhor para a captação de clientes!


Referências Bibliográficas








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A Help Customer é uma empresa dedicada e especializada na prospecção e qualificação de leads através da atividade de pré-vendas.

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