O que move as empresas são as pessoas.
No entanto, quando falamos em desempenho de times é importante considerar que não adianta apenas treinamento ou tecnologia: existe a necessidade de incentivo para garantir uma boa performance.
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É claro que campanhas de incentivo não podem ser realizadas de qualquer forma, caso contrário a sua empresa apenas irá gastar dinheiro sem necessidade. Portanto, se quiser fazer qualquer ação de incentivo, tome muito cuidado e planeje bem.
No presente artigo falaremos um pouco sobre campanhas de incentivo e trazer algumas dicas para que você consiga aplicar da forma correta, garantindo mais desempenho e melhoria nos processos internos.
O que é uma campanha de incentivo?
Nem sempre a equipe de vendas está animada, sendo comum existirem períodos de baixas no desempenho.
Nestes momentos a produção cai, há redução das vendas e nem sempre é possível bater as metas.
Em muitos casos isso impacta diretamente a receita que a empresa gera no período, pois com menos desempenho há menos lucro.
Para reduzir tal problema algumas empresas utilizam campanhas de incentivo de colaboradores, que são ações de premiações conforme o atingimento de metas.
Mas atenção: a campanha não pode apenas premiar os colaboradores sem uma estratégia por trás dessa ação.
É necessário ter uma metodologia e um planejamento para existirem resultados.
Veremos a seguir como planejar da melhor forma possível.
Planejamento é essencial para realizar campanhas de incentivo
Você já trabalhou com campanhas de incentivo para o seu time de vendas?
Se ainda não trabalhou, é importante pensar a estratégia com calma, considerando quais serão os impactos em sua equipe.
Você não deve simplesmente fazer de qualquer forma, mas é necessário identificar quais áreas necessitam de ações de incentivo, avaliando os impactos da campanha.
Antes de começar pode ser interessante receber feedback dos setores da sua empresa, facilitando na identificação de pontos críticos que necessitem de melhorias.
Em seguida, defina quais serão os objetivos da ação. Exemplo: aumentar em 30% as vendas do mês.
É claro que a meta precisa ser viável, possibilitando que os colaboradores realmente consigam alcançar resultados, caso contrário pode gerar frustração na equipe.
O que deve ser feito para alcançar o objetivo?
Ao saber quais serão os objetivos da ação é importante estabelecer o que deverá ser feito para alcançar a meta e quais serão os profissionais que irão participar.
Neste momento é importante ter algo em mente: não faça alterações na campanha quando já estiver em curso, ou pode confundir a todos e você também pode perder a moral com a equipe.
Enquanto a campanha estiver em execução, busque trazer avaliações e relatórios para melhorar o desempenho, com a intenção de alcançar as metas estabelecidas.
Ter informações sobre o andamento das ações pode motivar a equipe a cumprir com os seus objetivos no prazo estabelecido.
Defina quais serão as recompensas de acordo com o desempenho
Para motivar a equipe é importante definir boas recompensas, que façam sentido para os participantes.
Ao conhecer o perfil dos seus colaboradores é possível entender o que vai motivá-los. Vale ressaltar que um erro muito comum é o de trazer recompensas que não fazem sentido nenhum para os funcionários.
A escolha errada irá resultar em pouco comprometimento e as ações de incentivo não surtirão efeito.
Um outro ponto importante ao definir a premiação é considerar se haverá recompensa individual ou em equipe.
Há diversas opções de prêmios:
Bolsas de estudo;
Cupons de desconto;
Viagens;
Dinheiro;
Folga etc.
O que as empresas ganham a partir do incentivo?
Quando corretamente executadas, as campanhas de incentivo garantem diversos benefícios para a empresa, considerando-se que são ótimas ações de empolyer branding, pois valorizam os funcionários, o que gera uma percepção positiva pelo seu público interno.
Veremos a seguir quais são os benefícios que podemos garantir por meio dessas ações:
Melhoria do ânimo da equipe
Trabalhar ações de incentivo para equipes é ótimo, pois colabora com a participação dos funcionários em busca de um bem em comum.
Por meio da coparticipação é mais fácil atingir metas, garantindo por fim a recompensa para todos.
Esse tipo de ação fortalece o espírito de equipe.
Mais motivação no trabalho
Criar ações de incentivo é ótimo para melhorar a motivação com o trabalho, pois os funcionários sentem que são valorizados pelas suas ações.
Vale ressaltar que a premiação é uma ótima forma das pessoas se esforçarem um pouco mais do que fariam normalmente, pois no momento do incentivo buscam receber uma recompensa pelas suas ações.
Mais reconhecimento pela empresa
Ações de marketing de incentivo geram funcionários mais felizes com o ambiente de trabalho, tendo uma percepção positiva sobre as suas lideranças.
Esse fator gera melhoria na performance, mais produtividade e por consequência mais lucros.
Para ter resultados é importante acompanhar as métricas
Como vimos, o marketing de incentivo é ótimo para garantir um ambiente de trabalho mais motivado, com uma percepção positiva dos colaboradores.
Mas é importante considerar a performance no período da campanha, avaliando o desempenho antes e depois das ações.
Com informações sobre desempenho a sua empresa consegue identificar quais fatores têm mais impacto no trabalho dos funcionários.
Também é possível visualizar quais são os talentos da empresa, com avaliação daqueles que se sobressaem.
Considerações finais
A estratégia de campanha de incentivo é positiva desde que pensada de maneira correta.
Conhecer bem os colaboradores, entender quais recompensas podem gerar motivação e traçar metas tangíveis são princípios que devem estar muito claros no planejamento das ações.
Como vimos, não é interessante criar incentivo sem antes ter qualquer planejamento, pois pode gerar apenas gastos de receita.
Trouxemos essas dicas para você e se precisar realizar ações de incentivo ou se quiser aumentar as suas vendas estamos à disposição para que você tire as suas dúvidas!
Referências Bibliográficas
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